São Luís Scrosoppi nasceu em 4 de agosto de 1804, em Udine, Itália. O mais jovem de três irmãos, nascido de Domenico Scrosoppi, um joalheiro e Antonia Lazzarine. Seu irmão Carlo foi ordenado padre quando Luís tinha 6 anos e seu irmão Giovanni, vários anos mais tarde. Quando ele estava com 12 anos, a região de Luís foi atingida por uma grande seca, seguida da fome, tifo e sarampo em rápida sucessão.
A visão de tanta pobreza, doença, miséria e o grande número de órfãos teve um efeito muito forte no jovem rapaz. Na sua adolescência ele sentiu que deveria ser padre e entrou para o seminário, onde seu irmão Giovanni estudava. Chegou a diácono em 1826, foi ordenado em 31 de março de 1827, na Catedral de Údine e foi acompanhado em sua primeira missa pelos seus irmãos. Mais tarde, em 1829, foi indicado como Diretor Assistente do Orfanato chamado “Piedosa União do Coração do Menino Jesus”, que era dirigido pelo seu irmão Carlo.
Havia grande falta de tudo e Luís saiu às ruas para pedir por suporte e ajuda e recebeu uma grande lição de fé e dinheiro suficiente para comprar a casa. Mas, cada vez mais órfãos iam chegando e lá pelas tantas havia mais órfãos que espaço, motivo que levou os irmãos a decidir ampliar a casa. Luís saiu pela região, inclusive no interior, para pedir material e ajuda no trabalho de pedreiro e bombeiro. O trabalho começou em 1834, sob a coordenação e supervisão de Luís. A construção ficou completa em 1836 e foi chamada, a “Casa do Destituído”. Naquele mesmo ano uma epidemia de cólera atingiu a cidade e a casa estava de novo repleta de órfãos. As necessidades dos órfãos e o constante trabalho dos padres atraiu a atenção de várias mulheres da região, que também trabalhavam para os pobres e abandonados.
Entre elas estava Felicita Calligaris, Rosa Martins, Caterina Bros, Cristina e Amália Borghese e Orsola Baldasso. Essas mulheres sob a direção de Carlo e Luiz fundaram o que mais tarde se tornou a “Congregação das Irmãs da Providência”, que iria ensinar as matérias básicas e o aprendizado de algumas profissões, como: costureira, pintor, pedreiro, bombeiro etc. Luiz designou como padroeiro São Caetano e a Congregação recebeu a aprovação final do Papa Pio IX, em 22 de setembro de 1891. Em 1846, Luiz entrou para a Ordem do “Oratório de São Felipe Neri”, uma congregação devotada à caridade e ao ensino, e, em 9 de novembro de 1856, foi eleito Reitor da Comunidade.
Em 4 de outubro de 1854, ele terminou seu trabalho de construção da “Casa de Resgate” para meninas abandonadas e, em 7 de março de 1857, ele abriu a Escola-Abrigo para garotas surdas-mudas, que infelizmente só durou 15 anos. Ele ainda abriu a Casa da Providência para estudantes desempregados e trabalhou em hospitais para doentes e pobres. Milagrosamente, não contraia nenhuma das pestes da época e, ainda em vida, era considerado um homem santo. Nos seus últimos anos ele combateu sentimentos anticlericais que se espalhavam pela Península Italiana, durante a unificação e muitas casas e grupos foram fechados e seus bens vendidos.
Embora ele não tivesse podido salvar o “Oratório” e a Paróquia da pobreza, ele protegeu suas Instituições e viu a Congregação crescer e se espalhar pela Itália. Faleceu em 3 de abril de 1884, em Údine. Foi beatificado em 4 de outubro de 1981. Canonizado em 10 de junho de 2001 pelo Papa João Paulo II. Sua festa é celebrada no dia 03 de abril. São Luís Scrosoppi é um exemplo de confiança na Providência de Deus, de amor à Igreja e aos pobres; a sua obra continua viva e atuante nas Irmãs da Providência, que estão levando o exemplo de São Luís Scrosoppi para vários países do mundo!
Edital de Bolsas